Tornar o Rio Doce um rio vivo e piscoso

II TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA APARD DO MÉDIO RIO DOCE

PERÍODO DE 01 A 14 DE OUTUBRO DE 2023

                                    

 

II TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA APARD DO MÉDIO RIO DOCE

 

O II TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA APARD DO MÉDIO RIO DOCE é uma competição de pesca esportiva, realizada pela APARD - Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce em conjunto com a Fundação RENOVA, com apoio da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e a organização da empresa Igarapesca. O evento, tem como objetivo maior incentivar a prática do pesque e solte, e preservação da natureza, ser uma ferramenta de atração de novos pescadores adeptos ao pesque solte, tornando-se uma ação de promoção e estímulo ao desenvolvimento do turismo local.

 

REGULAMENTO DO TORNEIO

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

DOS OBJETIVOS

Divulgar o potencial turístico atrelado a atividade de pesca esportiva na região do médio rio Doce, como forma de desenvolvimento local.

Incentivar a prática da pesca esportiva por meio da promoção do lazer e recreação, da integração e da educação ambiental.

Promover o turismo e a prática consciente do desporto da pesca em respeito às normas vigentes, propiciando a percepção dos benefícios diretos e indiretos decorrentes da atividade de pesca esportiva e do turismo de pesca.

Capacitar a mão de obra local para o turismo sustentável e da Pesca Esportiva no Município.

 

DA PESCA

Serão validados os seguintes peixes:

Tucunarés Cichla sp.

Dourado Salminus brasiliensis e

Traíras Hoplias sp.

Serão permitidos somente os seguintes apetrechos de pesca:

  • Carretilhas, molinetes ou equipamento de fly (pesca com mosca) de qualquer tipo, tamanho ou peso, carregados com linha de diâmetro livre;
  • Varas de qualquer tipo e tamanho;
  • Puçá para recolhimento do peixe;
  • Iscas artificiais variadas;

Será desclassificado sumariamente o competidor que der indícios de uso de iscas naturais ou qualquer outro método/petrecho de captura não permitido nesse regulamento.

 

DA PROGRAMAÇÃO

O Torneio é um campeonato de pesca esportiva de modo virtual que acontecerá entre os dias 01/09/2023 e 14/09/2023.

A pesca será permitida somente na calha principal do rio Doce, entre a Cachoeira Escura (Perpétuo Socorro) e a barragem da UHE Aimorés e nos lagos das UHEs Baguari e Aimorés. Não será permitido pescar nos afluentes.

• Será desclassificado o competidor que pescar fora desta área.

O recebimento dos vídeos se encerrará às 23:59h (dia 14/09/2023), sem tolerância.

A organização e/ou comissão de arbitragem poderá retardar ou antecipar a prova, desde que comunicado aos participantes.

O evento de encerramento e premiação do 2° Torneio de Pesca Esportiva APARD Médio rio Doce acontecerá a partir das 17 horas do dia 16 de setembro de 2023 no Garfo Clube, Av. Rio Doce, 4100, Ilha dos Araújos, Governador Valadares, MG.

Cabe à comissão de arbitragem avaliar e tomar as medidas necessárias para o bom andamento do Torneio, validando ou desclassificando os vídeos e consequentemente os competidores que não seguirem as regras do torneio.  

 

DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

 

O 2° Torneio de pesca esportiva do médio rio Doce é aberto para os pescadores esportivos nas categorias embarcado e desembarcado.

A inscrição será feita pela internet através dos sites https://www.torneiomedioriodoce.com.br e https://www.apard.org.br/apard/2016/ e para maiores informações pelo telefone (27) 99693-3290 WhapsApp, pelo e-mail torneio.riodoce@gmail.com ou pelo Instagram @torneiomedioriodoce.

Somente poderão participar do Torneio os pescadores que apresentam porte da licença de pesca amadora/esportiva válida.

A comissão de arbitragem reserva-se o direito de limitar o número de inscrições, sendo o limite máximo de 300 (trezentos) participantes com tolerância de 10%.

Os pescadores poderão retirar o kit do Torneio (régua oficial e camisa) e validar sua inscrição a partir do dia 01 de setembro mediante a entrega de 5(cinco) quilos de alimento não perecível, exceto sal e fubá, na loja de pesca Timburé Camping e Pesca, na Sede da APARD e no Centro de Informações Turísticas (GVCit) da Secretaria de Turismo.

 

SEDE DA APARD: Av. Rio Bahia, 1.750, 2º andar, Vila Isa, Governador Valadares

TIMBURÉ CAMPING E PESCA: Rua São Paulo, 490, Centro, Telefone/WhatsApp: (33) 3225 3084

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS: (GVCit) Av. Minas Gerais, 66 - loja 4 (próximo à Praça Mário Rocha).

             

DA MEDIÇÃO E VALIDAÇÃO DOS PEIXES 

 

A medição deverá ser realizada por vídeo gravado com os recursos dos próprios competidores, devendo seguir as regras abaixo.

Deverá ser usada a régua oficial do Torneio. Não será validado peixes que forem medidos com outras réguas.

O vídeo deve ser feito durante o dia, depois do nascer e antes do pôr do sol. Não serão aceitos vídeos de pescarias noturnas. O vídeo deverá ter qualidade suficiente para que os conferentes consigam identificar a medida do peixe.

Não será aceita foto como comprovação da captura ou medida do peixe.

O vídeo deve permitir a clara visualização da régua (principalmente as marcações iniciais e finais). A medida válida será́ da boca do peixe (fechada) até́ o limite da cauda (comprimento total).

Para a correta medição o vídeo deve mostrar o peixe inteiro em seu comprimento total e com a boca fechada, encostada no batente da régua, com a cauda reta e espalmada.

O vídeo deverá ser ininterrupto e iniciar com o peixe na régua, até a sua completa soltura, seguida de uma rápida panorâmica que permita a identificação do local da captura.

O vídeo deve mostrar de forma clara e sem dúvida de que a isca utilizada na captura é artificial. Será desclassificado o pescador que PORTAR isca natural ou der qualquer indício de portar.

O peixe deverá submergir não deixando dúvidas de sua condição de soltura e recuperação.

Não serão aceitos vídeos de peixes com sinais de maus tratos, ferimentos e escoriações que coloquem em dúvida a sua sanidade para a soltura.

Caso o competidor perca a régua, poderá comprar uma segunda régua junto a comissão organizadora no valor de R$ 100,00. 

O participante deverá falar na gravação do vídeo (áudio), o seu nome, a data, o nome do Torneio, o local de pesca (captura) e o tamanho do peixe.

MEU NOME É ____________, A DATA DE HOJE É _____ DE SETEMBRO DE 2023, “2° TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA APARD DO MÉDIO RIO DOCE”, PEGUE ESTE PEIXE NO LOCAL  ______________________, E ELE MEDIU ______ CM”.   

O tempo do vídeo deve ser de aproximadamente 60 segundos o qual deverá ser em gravação única, sem corte ou edição. Qualquer edição desclassifica o vídeo sumariamente.

Os vídeos devem ser enviados por WhastsApp no número (27) 99869-7939.

Vídeos longos que mantiverem o peixe por muito tempo fora da água desrespeitando as “Boas Práticas de Pesque e Solte”, poderão ser desclassificados pela “Comissão de Arbitragem”.

Casos não cobertos pelo regulamento serão tratados e decididos pela Comissão de arbitragem.

 

PONTUAÇÃO

A medição deve ser feita com o peixe corretamente posicionado, com a boca totalmente fechada, iniciando na linha do zero (0 cm) na régua oficial do torneio, em local plano, com a régua esticada, sem isca, alicates ou quaisquer outros itens que não pertençam ao peixe.

O vídeo deve permitir clara visualização da régua (principalmente as marcações iniciais e finais). A medida válida será́ da boca do peixe até́ o limite da cauda (comprimento total).

Serão contabilizados 1 ponto por centímetro, o ganhador será aquele pescador que atingir a maior somatória de pontos. Exemplo:

- Tamanho do peixe = 41,3 centímetros, será contabilizado 41 pontos

- Tamanho do peixe = 47,9 centímetros, será contabilizado 47,5 pontos

Caso haja empate, será utilizado como fator de desempate o tamanho do maior exemplar, caso persista o empate será utilizado o segundo maior e assim sucessivamente. Caso o empate persista será considerado o vencedor o competidor que se inscreveu primeiro.

 

Os competidores poderão enviar até 06 (seis) vídeos de cada espécie para validação. Para níveis de pontuação serão validados os 05 (cinco) vídeos dos maiores peixes de cada espécie por competidor.

 

 

DOS COMPETIDORES

É dos competidores a obrigação de:

  • Zelar pela sua segurança e bem-estar durante o torneio.
  • Portar documento de identificação e licença de pesca amadora válida
  • Cumprir e fazer cumprir o regulamento;
  • Manter comportamento cortês e respeitoso perante os demais competidores, árbitros e o público presente;
  • Quando embarcado é de responsabilidade utilizar equipamento completo de salvatagem de acordo com as regras da Marinha do Brasil, zelar pela sua própria segurança e dos demais.

Fica vetado aos componentes:

  • Corricar de qualquer forma;
  • Jogar lixo no lago, rio ou em suas margens;
  • Ingerir bebidas alcoólicas, caracterizando embriaguez;
  • Utilizar qualquer material ou equipamento predatórios para a pesca.

Serão desclassificados sumariamente os participantes que:

Burlar a medida dos peixes apresentados, ou violar de qualquer forma as regras e a boa conduta do Torneio;

 

DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

À Comissão Organizadora é composta por especialistas na área de pesca esportiva (zootecnista, engenheiro de aquicultura e biólogo). Bem como, contará com o auxílio de pescadores experientes locais.

À Comissão Organizadora cabe os trabalhos de coordenação técnica da competição e demais necessidades para boa conduta do evento.

À Comissão Organizadora e demais instituições apoiadoras ficam isentas de responsabilidades por quaisquer acidentes e infortúnios ocasionados nos competidores durante o Torneio.

À Comissão Organizadora não se responsabiliza por caso fortuito ou força maior.

             

 

 

DA PREMIAÇÃO

 

Serão premiadas “6 (seis) Categorias”, a de “maior Tucunaré”, a de “maior Traíra” e a de “maior Dourado”, o Campeão com maior pontuação na categoria “Tucunaré”, o campeão com maior pontuação na categoria a “Traíra” e o campeão com maior pontuação na categoria “Dourado”.

Maior Tucunaré 

• Categoria “maior Tucunaré” 

R$ 3.000,00 três mil + troféu (pix identificado ou deposito em conta bancária) 

Maior Traíra 

• Categoria “maior Traíra” 

R$ 3.000,00 três mil + troféu (pix identificado ou deposito em conta bancária)

Maior Dourado” 

• Categoria “maior Dourado” 

R$ 3.000,00 três mil + troféu (pix identificado ou deposito em conta bancária)

 

Maior pontuação categoria Tucunaré

  • 1ºLugar – premiação de R$ 4.000,00 quatro mil reais + troféu.
  • 2ºLugar – premiação de R$ 3.000,00 três mil reais + troféu.
  • 3ºLugar – premiação de R$ 2.500,00 dois mil e quinhentos reais + troféu.
  • 4ºLugar – premiação de R$ 2.000,00 dois mil reais.
  • 5ºLugar – premiação de R$ 1.500,00 um mil e quinhentos reais
  • 6ºLugar – premiação de R$ 1.000,00 um mil reais. 
  • 7ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 
  • 8ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais.
  • 9ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 
  • 10ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais.

  

Maior pontuação categoria Traíra

  • 1ºLugar – premiação de R$ 4.000,00 quatro mil reais + troféu.
  • 2ºLugar – premiação de R$ 3.000,00 três mil reais + troféu.
  • 3ºLugar – premiação de R$ 2.500,00 dois mil e quinhentos reais + troféu.
  • 4ºLugar – premiação de R$ 2.000,00 dois mil reais.
  • 5ºLugar – premiação de R$ 1.500,00 um mil e quinhentos reais
  • 6ºLugar – premiação de R$ 1.000,00 um mil reais. 
  • 7ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 
  • 8ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais.
  • 9ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 
  • 10ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais.

 

Maior pontuação categoria Dourado

  • 1ºLugar – premiação de R$ 4.000,00 quatro mil reais + troféu.
  • 2ºLugar – premiação de R$ 3.000,00 três mil reais + troféu.
  • 3ºLugar – premiação de R$ 2.500,00 dois mil e quinhentos reais + troféu.
  • 4ºLugar – premiação de R$ 2.000,00 dois mil reais.
  • 5ºLugar – premiação de R$ 1.500,00 um mil e quinhentos reais
  • 6ºLugar – premiação de R$ 1.000,00 um mil reais. 
  • 7ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 
  • 8ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais.
  • 9ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 

10ºLugar – premiação de R$ 500,00 quinhentos reais. 

 

INFORMAÇÕES 

Ø EMAIL: torneio.riodoce@gmail.com

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

 

Informações:

torneio.gv@gmail.com