Tornar o Rio Doce um rio vivo e piscoso

Conheça um pouco da APARD

A Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce - APARD, é composta por um grupo de voluntários oriundos de diversos setores da sociedade, que comungam a mesma paixão pelo Rio Doce e por suas potencialidades. O Rio Doce não tem o devido reconhecimento por parte das comunidades banhadas por ele e isso se deve principalmente por ser pouco conhecido. Conhecê-lo é encantar-se com as suas belezas, e esta é a essência da APARD. Queremos vê-lo cada vez mais vivo, piscoso e atraente.

Queremos que ele seja um destino de pesca, procurado por pescadores de todas as partes. Mais do que fornecer a água que consumimos, o Rio Doce pode fomentar o desenvolvimento de nossa cidade através do turismo de pesca. Quem compartilhar deste ideia venha se juntar a nós.

MISSÃO

“Tornar o Rio Doce um rio vivo e piscoso.”

VISÃO

“O Rio Doce sustentável como referência em pesca esportiva e turismo ecológico.”

VALORES

Ética, 
transparência, 
respeito à legislação e ao pescador, 
crença no turismo de pesca, 
na sustentabilidade 
e no trabalho em equipe.

História da APARD

Foi no decorrer de 2005 que um grupo de pescadores, amantes do nosso Rio Doce, idealizou a criação de uma associação para juntar forças em defesa de nosso rio. Acostumados a navega-lo eles o conheciam bem e eram testemunhas de que os peixes estavam sumindo. E assim foram se engajando e entre reuniões e encontros criaram a APARD - Associação de Pescadores Amigos do Rio Doce cujo estatuto inicial já contemplava a preservação ambiental e recuperação da degradação. Sendo o Rio Doce tão importante para a região, era importante empreender ações que pudessem reverter o processo, fazendo com que o rio voltasse a ser piscoso. Mesmo antes da criação da APARD este grupo tinha a preocupação em congregar os pescadores e três anos antes haviam criado o ENCONTRO DOS PESCADORES, realizado todo final do ano para confraternizar os pescadores, familiares e amigos, em ambiente extremamente agradável, sempre com muita comida e com algumas mentiras.

Na ata de fundação da Associação, com data de 20 de dezembro de 2005, consta que a reunião foi presidida por. Eduardo Zanon de Magalhães e secretariada por Alexandre Prado Alves. Nela consta o relato do Sr, Teófilo de Oliveira Tiradentes explicando as razões que os levaram a sonhar com uma entidade que pudesse prestar serviços à comunidade no ramo da pesca. Nesta mesma reunião foi lida a minuta do estatuto, bem como se procedeu a formação da primeira diretoria, assim composta: Presidente: Teófilo de Oliveira Tiradentes, Vice Presidente: Jadir Carneiro Avelino, Diretor Administrativo: Alexandre Prado Alves, Diretor Financeiro: Gabriel Pedro Ferreira, Conselho Consultivo: Ronaldo de Paula Miranda, Luiz Roberto Cruz e Fernando Luiz Monteiro.

A partir da posse da Diretoria para o biênio 2011-2012 a Associação passou por uma remodelação, com alteração no estatuto e agregando um maior numero de Diretores. Iniciou-se a o fortalecimento da APARD como ONG, o que culminou com seu reconhecimento oficial como OSCIP, conforme publicação no Diário Oficial da União, Nesta mudança a denominação foi alterada para ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES E AMIGOS DO RIO DOCE  permitindo assim que qualquer simpatizante possa afiliar-se e lutar pelas causas comuns.

A APARD acredita e luta por um Rio Doce Vivo querendo transforma-lo em um destino de pesca esportiva, criando alternativas de renda para os pescadores através da criação de peixes. O sucesso de nossas realizações pode alterar os rumos da economia de Valadares, incrementada pelo turismo de pesca, algo que já é realidade em alguns pontos do país.

Estatuto da APARD

Para quem quer conhecer bem a APARD - A ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES E AMIGOS DO RIO DOCE, é um bom começo a leitura do estatuto. Totalmente reformulado, este estatuto atende às exigências da legislação atual e documenta a essência de sua razão de ser: ações sociais e desenvolvimento sustentável a partir das potencialidades do Rio Doce.

 

Diretoria Atual (2023-2024): 

Presidente: Márcio José Rodrigues Pereira

Vice Presidente: Vladimir Dias Lessa Lins Tótaro

Secretário: Henrique Eller Pereira

2o Secretário: Paulo Célio de Figueiredo

Tesoureiro: José Francisco Silva de Abreu

2o Tesoureiro: Márcio Antônio Pinto Brandão

Diretor Social: Daniel Geber de Melo

Diretor de comunicações: Felipe Coelho Roate Delmaschio

 

Clique aqui e baixe o estatuto em PDF